O Significado da Bruxaria
Gerald B. Gardner
1959
Não-Ficção
Comprei este livro na Feira do Livro de Lisboa, em 2020 (não assim há tanto tempo ;) ). Trata-se de um dos livros de referência mais importantes no universo do neopaganismo e Wicca, cuja edição se encontrava esgotada há muitos anos. Assim, tive de o trazer assim que o vi!
Infelizmente desapontou-me um pouco. O livro é extremamente denso, com uma escrita por vezes confusa e não-cronológica que infere que o leitor tenha de imediato um conhecimento mais profundo sobre arqueologia. Isto torna a leitura difícil e demorada, não sendo de todo um livro acessível para aqueles que queiram conhecer mais sobre a história do paganismo e a sua prática actual.
Para além disso, é uma escrita extremamente defensiva, existindo diversos capítulos em que o autor pega em notícias da época e as escrutina como falsidades. Isto pareceu-me desnecessário e rude, não abonando em nada para aqueles que ainda praticam a bruxaria. Tendo isto em conta, as notícias estão extremamente desactualizadas (50 anos?) e em nada ajudam a clarificar o "significado da bruxaria".
Assim, apesar de ser uma fonte de material de referência sobre a história da bruxaria e do paganismo, um assunto que me interessa, é um livro difícil e um pouco preconceituoso. Não recomendaria.
Sem comentários:
Enviar um comentário