Wolfwalkers
Tom Moore & Ross Stewart
2020
Filme
7 em 10
Forte candidato aos óscares, este filme é o terceiro de uma trilogia sobre o folclore irlandês. Desta feita fala-nos dos "Wolfwalkers", pessoas que se transformam em lobo enquanto dormem.
Uma menina inglesa vai viver para a Irlanda e o seu sonho é caçar lobos. No entanto, tudo se transforma quando ela conhece uma verdadeira wolfwalker. Agora, tem de usar de toda a sua esperteza e coragem para salvar os lobos da floresta, prestes a ser destruída pela cidade.
De certa forma isto é simbólico para a destruição do património natural, pagão, pelos cristãos puritanos e, mais tarde, por todos nós enquanto sociedade de consumo capitalista. É como se os fantasmas e deuses da natureza não tivessem mais um lugar para estar o que é, de certa forma, muito triste.
A animação é muito diferente do habitual, com momentos que parecem um rascunho, mas de tal forma bem animados que se tornam em massas visuais e danças na floresta incandescentes. Os cenários parecem simples mas são extremamente detalhados, o que torna o filme ainda mais imersivo.
Também temos alguns momentos musicais de grande valor, certamente mais candidatos ao óscar.
Recomendo bastante este filme, e os anteriores da trilogia.
Sem comentários:
Enviar um comentário