The Red Shoes
Michael Powell & Emeric Pressburger
1948
Filme
9 em 10
Voltamos à acção, após alguns meses de inactividade, com um dos melhores filmes que tive a oportunidade de ver desde SEMPRE.
Este filme de 1948 é inspirado pela horrível história dos irmãos Grimm, que fala de uns sapatos vermelhos que obrigam uma menina a dançar sem parar pela floresta, até ao momento em que um condoído lenhador lhe corta os pés (e os sapatos continuam por aí a dançar). Na narrativa do filme, esta história é substituída por um bailado, em que Vicky Page - uma bailarina à espera do sucesso - é a protagonista. No entretempo, esta bailarina cria uma relação amorosa com um compositor, e é no conflito desta relação que se baseia a sua capacidade de dançar e de actuar perfomaticamente.
Apesar do argumento bastante simples e directo, os efeitos utilizados neste filme são de uma beleza tal que chega a ser hipnotizante. Como nos anos 40 tiveram a capacidade de fazer semelhantes efeitos, é um mistério para mim.
No fundo, adorei este filme, que tem muito de emocional, muito de belo, e muito sobre a arte, colocando uma análise muito interessante sobre a própria realidade do mundo do espectáculo.
Recomendo MUITO.
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário