15.1.12

Os Cachorros - Os Chefes




Os Cachorros - Os Chefes
Mario Vargas Llosa
Vários
Contos

Mais um Vargalhosa, desta vez menos denso. Esta é uma colectânea com alguns dos seus contos, escritos em diversas eras da sua vida.

Todos eles são muito interessantes, com personagens vívidas e situações carregadas de significado. Por vezes um significado pequeno, mas ainda assim muito importante para essa gente que está no livro.

Mas o melhor é sempre a escrita. Neste livro encontramos contos diferentes escritos de maneira diferente e aí se vê como Vargalhosa é um mestre da narrativa. Consegue agarrar-nos pela alma até quase nos sufocar com as suas palavras. E quando de repente a história acaba é um misto de alívio, porque acabou a corrida na montanha russa, com tristeza, porque a história bem que podia continuar, com felicidade, porque efectivamente acabou e acabou de uma maneira que nos afecta de alguma forma.

De facto, estas histórias parecem afectar as outras histórias de Vargalhosa. Nomeadamente "Os Cachorros" poderá ter inspirado uma das secções d'"Os Cadernos de Don Rigoberto".

É muito interessante ler estes contos, sobretudo quando já se conhece um pouco (no meu caso muito pouco) do autor. É maneira de o compreender um pouco melhor e de estabelecer uma relação mais próxima com ele. Eu acho que quando lemos um livro é como se passássemos a conhecer o autor. Pelo menos se passar por um autor que conheça na rua cumprimento-o.

Sem comentários:

Enviar um comentário