Awakenings
Penny Marshall
1997
Filme
7 em 10
Um sensível filme, baseado numa história real, sobre a relação entre um médico e os seus pacientes.
Robin Williams é Dr. Sayer, um médico neurologista a quem lhe é atribuída uma ala hospitalar em que residem doentes catatónicos. Através da observação, Sayer descobre que estas pessoas ainda possuem algum tipo de sensibilidade e experimenta novas drogas para os fazer "despertar". O paciente escolhido para os testes é Leonard Lowe, aqui Robert DeNiro. O seu despertar e o dos outros doentes é revolucionário. Agora querem recuperar todo o tempo perdido.
Um filme que nos mostra um pouco sobre a descoberta da humanidade nos pacientes mais complexos e da humildade no médico, o detentor do saber que terá de explorar todas as possibilidades para os manter. E, neste caso, não tanto salvá-los, mas sim o mantê-los o mais confortáveis possível na sua situação. Esta perspectiva é tocante e palpável, fazendo a narrativa ir mais além do que a sua interpretação.
Fazendo uso de imagens simples mas muito belas, tanto trágicas como familiares, e um trabalho de actor pleno de sensibilidade e cuidado, é um filme que se eleva no seu contexto e traz mesmo uma certa paz a quem o vê.
Um filme que me ficará por algum tempo na memória.
Sem comentários:
Enviar um comentário