Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

3.8.18

Sôbolos Rios Que Vão

Sôbolos Rios Que Vão
António Lobo Antunes
2010
Romance

Mais um romance do António Lobo Antunes, o penúltimo da minha lista de leitura que, a pouco e pouco, se aproxima do seu derradeiro (e forçado!) final.

Neste livro, parece-me que chego a uma conclusão. Vejam o que vos parece: eu acho que o António Lobo Antunes está, desde sempre, a escrever o mesmo livro.

Isto porque nestes Sôbolos, temos de novo a mesma estrutura, os mesmos temas, os mesmos lugares. Arriscaria a dizer as mesmas pessoas? Mas com outras identidades, com outras formas de ser. Mas com os mesmos dramas, as mesmas dificuldades. As mesmas situações.

Seguimos uma pessoa que está doente, no hospital, alucinando com as pessoas do seu prsente e do seu passado, sem saber se é adulto ou criança, no desespero da doença e da morte. Uma não.aceitação do natural, uma análise da dificuldade em aceitar as consequências do conhecimento do próprio.

Vejo também que, à medida que Lobo Antunes envelhece, os seus livros ficam mais extremos, mais fechados sobre si mesmos, como se o autor se embrulhasse numa concha de papel: como se a sua voz não se quisesse calar mas o seu corpo não o deixasse fazer.

Falta-me um livro para finalizar as minhas conclusões. Devo dizer que estou ansiosa por o ler!

Sem comentários:

Enviar um comentário