5.10.12

O Alienista (Caçador de Mutantes)

O Alienista (Caçador de Mutantes)
Machado de Assis (e Natalia Klein)
Conto
 1882 (2010)

Eu vi "Machado de Assis" e "Alienista" e "Mutantes" e um olho e tentáculos e roxo tudo na mesma capa. Esté é o subenire Brasileiro para a Princesa Fifi. Tendo ela me autorizado a ler o livro, pude ter o prazer de perceber que isto... É muito mais do que parece. Fica em stand-by também para não estragar a surpresa!

Esta colecção "Clássicos Fantásticos", é uma coisa totalmente inovadora: escritores, especializados em argumentos de comédia, reescrevem os contos clássicos da literatura Brasileira. Nunca tinha lido o verdadeiro "Alienista", do Machado de Assis, mas informei-me. Já tinha lido Machado de Assis, outras coisas. Então este livro é um mix delicioso que, mantendo a pomposidade da escrita do século XIX, inclui elementos de comédia absolutamente hilariantes e elementos da modernidade tão improváveis que uma pessoa não tem outro remédio se não rir.

Isto é sobre uma vila Brasileira onde um médico começa a fechar todo o pessoal que é mutante (no original "louco") numa tal de Casa Verde. E depois muitas coisas acontecem, todas nos conformes do original, mas com detalhezinhos deliciosos de tão parvos que são.

O que mais gostei foi o tom absolutamente sério, recto e coerente do livro. Isto não é uma comédia. É uma coisa séria, um relato histórico importante! Natalia Klein é fantástica!

Eu estava à espera de uma coisa completamente diferente, mas espero que a Fifs se divirta com isto tanto como eu. Fica a dedicatória:

Cedo-te estes tentáculos Brasileiros com carinho. Somos os mutantes mais fofos de sempre <3

Sem comentários:

Enviar um comentário