Haikara-san ga Tooru
Takagaki Kouzou - Nippon Animation
Anime - 42 Episódios
1978
5 em 10
Bem.. O que é isto? Um mês sem escrever nenhuma das minhas reviews? Estou doente? Não! Apenas pouco inspirada, com falta de tempo e a ler/ver coisas muito longas. Enfim. Vamos corrigir isso!
Depois de ter visto o primeiro filme moderno de Haikara-san ga Tooru fiquei muito curiosa por ver o original. Trata-se de um anime um pouco estranho. Passa-se nos anos 20 do Japão, em que a mistura entre a tradição japonesa e a modernidade ocidental se misturam, o que dá azo a uns designs realmente muito giros (que dão muita vontade de fazer cosplay, mas adiante por enquanto). A história envolve a luta feminina pelo direito ao trabalho, o que é muito interessante, a guerra sino-russo-japonesa e uma história de amor.
Ora, nesta história de amor reside um dos problemas principais, que é o facto de os personagens parecerem amar-se sem qualquer tipo de razão, sedução ou enamoramento. Benio-san casa-se e, automaticamente (apesar de isso ser oposto à sua caracterização) se dedica em pleno ao seu marido. Muito tradicional. Outro dos problemas é o alívio cómico constante que acontece a toda a hora. Isto é, estão a acontecer coisas trágicas e sérias, mas subitamente as expressões mudam para a comicidade típica do anime antigo e quebra completamente com o ritmo.
Portanto, este é um anime como uma ideia muito boa, mas com uma execução bastante infeliz. Agora verei o segundo filme moderno e tirarei as minhas conclusões. Também planeio ler o manga! :)
Sem comentários:
Enviar um comentário