Hawk
André Oliveira & Osvaldo Medina
2014
Banda Desenhada
Há bastante tempo, digamos que desde a sua primeira edição, que
queria ler este livro, mas ainda não tinha surgido uma boa oportunidade
(e um bom preço) para o adquirir. Finalmente, no stand da editora
Kingpin Books, que assina este álbum, do AmadoraBD 2019 o adquiri.
Um rapaz vê-se perdido, depois da sua avó falecer e do seu pai partir para o estrangeiro. Não pode mais pagar as consultas de psicologia que tanto o ajudam e, assim, encontra-se numa espiral descendente perante a sua depressão, que não consegue ultrapassar. A sua mãe parece-lhe irrelevante, os seus amigos parecem-lhe irritantes e, no fundo, sente-se profundamente só. Até que surge “Hawk”, uma ave falconídea que começa a inferir na sua vida.
É o tipo de história com que me identifico muito, e que me tocou especialmente pelas memórias de infância, as conversas com a avó e as imagens que eram evocadas por estas conversas. Os desenhos possuem uma fragilidade que corresponde ao que o personagem está a sentir, e as cores são melancólicas e belas. Cada vinheta nos leva para um momento, para uma situação e em todas elas eu senti que podia compreender perfeitamente este rapaz e a sua solidão.
Uma homenagem ao problema da saúde mental, esta é uma narrativa visual completa e poética, que não podia ter sido executada de melhor forma.
Sem comentários:
Enviar um comentário