Carrie
Stephen King
1974
Thriller
Este livro apareceu nas recomendações de Halloween do Goodreads e já tinha ouvido falar tanto dele que decidi pegar-lhe. Foi uma bela surpresa!
Sabemos logo desde o início do livro que vai acontecer uma tragédia. Essa tragédia vai ser num baile de finalistas e a sua causa é Carrie. Sabemos que Carrie tem poderes paranormais. Mas o que não sabemos é como vamos chegar à dita tragédia.
O livro é um exercício, que mistura as reportagens de fantasia com a narrativa da realidade sob a perspectiva de várias personagens, de análise de uma terrível adolescência. Carrie aparece como uma personagem limitada, feia, ignorante, mas - por outro lado - também com um lado de bondade, humor e uma beleza escondida. Assim, sempre que vemos os colegas de Carrie a maltratá-la, sentimo-nos terríveis, mas também nos sentimos na dúvida sobre qual seria a nossa atitude perante a situação.
É muito forte, porque conseguimos acompanhar os sentimentos das várias personagens e ver as consequências das suas atitudes. O ambiente ultra-religioso em oposição à rebeldia adolescente, sempre pontuado com as descrições directas e frias da reportagem, remetem-nos para um universo puramente real, que poderia ser o nosso.
Gostei imenso e agora fiquei com vontade de ver o filme!
Sem comentários:
Enviar um comentário