Eyes Wide Shut
Stanley Kubrick
1999
Filme
8 em 10
Fomos ver uma reposição deste filme, em cópia restaurada, no cinema Nimas (onde, por acaso, nunca tinha ido. Gostei muito!)
Tom Cruise e Nicole Kidman protagonizam o mais complicado filme de Kubrick, no respeita à produção. Existem aspectos fantásticos neste campo (por exemplo, Nova York ter sido toda recriada em estúdio) mas neste comentário vou focar-me um pouco mais nas qualidades narrativas.
Um casal de classe alta, após uma festa de Natal, tem uma grande discussão sobre o que é o ciúme, o que é o amor e como este pode terminar através do mero pensamento. Depois disso, o homem perde-se na noite de Nova York e vai parar a uma misteriosa festa de sensualidade carnal. A sedução, o horror e o mistério perseguem-no até voltar a enfrentar a sua esposa.
É um filme curioso, nem tanto pelas cenas sexuais muito evidentes, mas por todo o ambiente de sonho que está presente durante todas as cenas. Acabamos por ficar na dúvida se a festa existiu na realidade, se era apenas uma fantasia, se o que foi visto era também uma fantasia. Todas as interacções com a personagem de Cruise são bizarras e este é sempre abordado com desejo, como se todo o filme fosse um teste à sua fidelidade enquanto que, no verdadeiro sonho, ele se sente realmente traído.
Um filme muito interessante e que certamente me ficará na memória.
Sem comentários:
Enviar um comentário