Os Anagramas de Varsóvia
Richard Zimler
2015
Romance
Ganhei este livro na segunda volta de uma BookBox do BookCrossing em que participei :) Escolhi-o porque já havia lido o autor e gostado muito da sua escrita. No entanto, este livro acabou por me desapontar um bocadinho.
Um médico judeu na Polónia muda-se para a casa da sua sobrinha e sobrinho-neto no gueto de Varsóvia. Apesar dos sacrifícios inerentes ao local, tudo parece estar a correr mais ou menos bem e a vida pode começar a ser um pouco normal. Mas, quando Adam, o sobrinho-neto, é encontrado morto em cima do arame farpado do muro que divide este universo do exterior, o velho médico decide, juntamente com o seu melhor amigo, proceder a uma investigação para se poder vingar do assassino.
Percorrendo este ambiente negro, frio e invernoso, deparamo-nos com um mistério bem pensado e motivado por sentimentos fortes. O personagem principal está muito bem construído, na medida em que tem de ceder à sua idade. A trama desenvolve-se progressivamente, sendo que a cada momento vão-se descobrindo cada vez mais coisas que nos ajudarão a encontrar os verdadeiros culpados.
Para além disso, o livro faz um retrato suficiente do ambiente do gueto e, posteriormente, daquele de um campo de trabalho nazi. Mas esta caracterização acaba por ficar um pouco estranha devido a todas as referências a livros, música e cinema, que não parecem adequados à época.
Também não gostei do final, que retirou toda a credibilidade da história que nos veio a ser contada ao longo do livro. A situação dos anagramas é engraçada, mas acaba por ser um pouco forçada e ficamos sem saber se as coisas realmente se passaram, quer no reino da ficção quer no reino da realidade.
Este livro estará disponível para quem o quiser ler. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário