A Alma Encantadora das Ruas
João do Rio
1904-1908
Reportagens e Reelatos
Recebi este livrinho como presente no BookCrossing. Escolhi-o porque gostei bastante do título e porque literatura brasileira nunca é demais. Este livro, num formato muito engraçado (pequenino e gordinho), trata-se de um conjunto de reportagens, relatos e ensaios sobre as ruas do Rio de Janeiro, por um autor que passa ao lado de muita gente mas que teve a sua importância, o dandy João do Rio (pseudónimo e personagem).
Na introdução, há referência à vida do autor, relatando que foi um percursor da literatura homoerótica brasileira. Depois de ler estes relatos, que nada têm de homoerótico, fiquei muito curiosa em ler o resto da sua obra. Pois tudo está escrito com uma graça, na gramática e vocabulário que, apesar de o tema (as ruas) não ser especialmente interessante, adorei ler este livro.
Existem relatos sobre vários assuntos, mas a maioria aborda a decadência e a pobreza da população da cidade do Rio de Janeiro, sendo o livro um bom marcador dos hábitos e elementos da época em que foi escrito.
A minha parte preferida foi sem dúvida a utilização das palavras, que por vezes são estranhas e cujos significados nem sempre eu conhecia. Ainda assim, há tantas palavras bizarras que a leitura é extremamente divertida. Pegando em exemplos aleatórios ao longo das páginas, ficam aqui algumas:
- Pernóstico
- Reviravolteiam
- Molambeiro
- Alarma
- Piche
- Discrômico
- Reisado
- Charivari
Sem comentários:
Enviar um comentário