The Batman
Matt Reeves
Filme
2022
7 em 10
Já fomos ver este filme há algum tempo no cinema, mas - culpa mea - esqueci-me de falar dele. Então, temos um novo Batman, do qual toda a gente estava desconfiada, mas que veio a ser um dos grandes filmes do ano até agora.
Robert Pattinson dá-nos um Bruce Wayne jovem, atormentado pela culpa, convencido de que é a vingança e a noite e que consegue resolver os problemas de Gotham através da sua figura enquanto vigilante: Batman. No entanto, mais coisas se processam nesta cidade de que ele não tem conhecimento e quem lhe vai demonstrar isso é um inimigo misterioso e malévolo: Riddler.
Para começar, temos uma caracterização de Gotham como não se via há algum tempo. Neste filme é uma cidade viva, mais do que um lugar onde acontecem as coisas, mas um mote para os acontecimentos. As cores escuras do filme transmitem toda uma ideia de depressão e horror, em que os psicopatas andam à solta e ninguém está seguro. Depois, pela primeira vez no cinema, temos um Batman menos virado para a acção e mais orientado para a sua vertente de detective. Os casos de assassinato e violência, que são bastante impressionantes, processam-se de forma obscura e este nosso vigilante terá de resolver tudo à base de lógica e inteligência, em vez de ser à base da porrada como usualmente.
O antagonista Riddler é perturbador e assustador, lembrando um pouco o clássico Zodiac da nossa realidade. A este sentimento de terror, adiciona-se uma banda sonora altamente estilizada, que nos remete para esta cidade do desespero.
Enfim, este filme traz-nos um Batman de várias camadas, mas do que um herói, mas uma pessoa com a sua crise existencial e os seus problemas.
Assim, recomendo bastante, quer sejam fãs ou não.
Sem comentários:
Enviar um comentário