Os Irmãos Karamazov
Fiódor Dostoiévski
1879
Romance
Recebi este épico da literatura russa, por sinal de um dos meus autores favoritos, pelas festas. Agora que o li, compreendo a importância deste volume em termos históricos e sociais.
Aparentemente, temos uma história simples de romances cruzados, em que os protagonistas são os três irmãos Karamazov e o seu pai. Antes de iniciar qualquer história, o autor faz questão de nos dar uma caracterização altamente detalhada destes personagens, de forma a que podemos perceber com bastante clareza de onde vêm as atitudes que se seguem.
Neste conjunto de romances divididos entre os irmãos, seguidos de um crime hediondo, o autor aborda vários temas importantes na época, como o significado da religiosidade, o sentimento de culpa perante a sociedade e a loucura pessoal. Escrito com uma mestria impossível de replicar, Dostoiévski conta-nos mais do que a história de três irmãos, mas também um reflexo da Rússia da época, com todos os seus defeitos, feitios e qualidades.
Existem passagens de uma genialidade incrível, das quais aponto sobretudo a conversa de Ivan com a figura do Diabo. Esta conversa é completamente doida, uma alucinação impossível, mas ainda assim altamente cativante, com ideias extremamente revolucionárias sobre o sentido do universo, tendo em conta a época.
Assim, recomendo vivamente este volume que, apesar de enorme, se lê com imenso prazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário