A Dança Cósmica das Feiticeiras
Starhawk
1979
Paganismo
Na minha senda para ler mais livros de paganismo, recuperei este volume da minha biblioteca pessoal. Comprei-o em 2003 e nunca o tinha lido, primeiro porque achei que tivesse muito secso, depois porque achei que fosse muito parvo. Nem uma coisa nem outra: é um livro complexo, filosófico e com ideias muito avançadas.
No fundo, Starhawk explora a religião da deusa como uma religião protofeminista, em que podemos encontrar na imagem da deidade uma união com os aspectos da natureza. A autora profetiza um certo futuro ideal de união com o mundo natural.
Trata-se de um volume pleno de ideias complicadas, com muita filosofia e teoalogia (a logia da deusa, conforme a autora), que sem dúvida eu não teria compreendido em 2003. Gostei sobretudo porque estas ideias da arte correspondem bastante àquilo que faço e em que acredito, e foi uma boa forma de consolidar estes conceitos.
Para todas as pessoas interessadas no universo do paganismo feminino, este é um livro excelente, que explora todo um conjunto de ideias sobre o papel da mulher no mundo e de luta contra o machismo e patriarcado.
Recomendo!
Sem comentários:
Enviar um comentário