Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

13.11.19

Antologia Ficção Especulativa Queer

Antologia Ficção Especulativa Queer
Vários
Contos 

Comprei este livro no Fórum Fantástico precisamente porque respondi à chamada de participações, apesar de não ter sido seleccionada. Enviei uma história sobre um succubus que se apaixonava por uma rapariga e fiquei desapontada por esta não ter sido escolhida. No entanto, agora que li os contos presentes na antologia, compreendo mais ou menos o porquê: escrevi uma história queer, mas uma história queer extremamente negativa, em que ser queer nada trazia de bom às personagens, tornando-as mesmo muito infelizes. Irei publicar o conto em formato ebook em breve, para quem o quiser ler. :)

Adiante.

Nesta antologia temos seis contos distintos, todos eles tendo como característica o envolvimento de personagens marcadamente separadas da heteronormatividade. Em todas as histórias, no entanto, é mais ou menos irrelevante a orientação sexual das personagens, o que torna o objectivo da antologia um pouco difuso. Claro que queremos tratar as pessoas LGBTQI+ como pessoas perfeitamente normais, mas sendo o tema o "queer" penso que poderiam ter feito escolhas em que o tema fosse realmente o foco principal das histórias.

Achei dois dos contos (o do lagarto no planeta e o da nau fossilizada) muito originais e bem escritos, com momentos muito interessantes de construção do universo. Os outros deixaram-me um pouco diferente, embora a maior parte deles fosse bastante divertida e tivesse bastantes pontos positivos.

Deixo a nota por um conto claramente escrito com a grafia brasileira, mas cujo tratamento editorial se mostrou insuficiente, pois tem imensos momentos em que mistura as construções frásicas do Brasil com expressões tipicamente portuguesas, o que torna tudo extremamente estranho.

Foi uma leitura muito agradável e gostaria de a recomendar aos fãs de fantasia e ficção científica.. Tanto que já emprestei o livro! =D

Sem comentários:

Enviar um comentário