Choque de Titãs
Alan Dean Foster
1981
Ficção Científica
Um dia, ia eu em busca de uma pizza, vi um livro no chão. Imediatamente o apanhei, tadinho. Mais à frente, vi outro livro no chão! Ai! Afinal, eram caixotes e caixotes de livros abandonados! Consegui salvar os dois que estavam na calçada, sendo que um deles foi este :)
Repare-se que nunca vi o filme homónimo.
Um dos filhos de Zeus tem uma vida agradável até ao momento em que a invejosa deusa Tétis o mete numa alhada. A partir daí, para poder salvar a sua amada Andrómeda, Perseu terá de lutar contra uma diversidade de monstros e até mesmo um titã daqueles à moda antiga!
A escrita é muito simples, num ponto que chega a ser quase má. Existem vários erros de lógica e narrativa, mas podemos perdoar tudo considerando o género em que o livro está inserido (um pouco de pulp, um pouco de sci-fi...). Infelizmente, acabei por não o apreciar tanto por conhecer tão bem a mitologia grega, que era um dos meus passatempos infantis.
Este livro faz uma grande misturada de lendas e mitos, que na realidade se passariam em diferentes momentos do ideário grego. As descrições são bastante coloridas, o que retira muito da aura clássica que nos era sugerida ao início.
Para além disso, não há qualquer caracterização ou desenvolvimento dos personagens principais, sendo que o poeta renegado acaba por ser a pessoa mais interessante de todo o livro.
Estará disponível para novas viagens e provavelmente será, desta vez, abandonado com todos os cuidados de forma a ser apanhado por alguém que goste dele :)
Sem comentários:
Enviar um comentário