25.1.13

Kara no Kyoukai: Epilogue

Kara no Kyoukai - Epilogue
Iwakami Atsuhiro - ufotable
Anime - Filme
2011
  7 em 10
 
Finalmente, a conclusão para a saga do Jardim dos Pecadores. Fiz batota e saltei o filme de recapitulação, que irei ver e avaliar em breve, mas avanço desde já que Kara no Kyoukai é, definitivamente, a obra prima do início do milénio. As reviews anteriores, dos 7 filmes, podem ser encontradas aqui.

Adicionar algo, uma conclusão, a uma série que já explorou uma série de complexidades e detalhes pode ser tarefa árdua. Mas foi com leveza e simplicidade que este Epílogo foi feito. E funciona perfeitamente. 

Trata-se, apenas, muito simplesmente... De uma conversa. Uma conversa entre Ryougi Shiki e Kokuto, debaixo de uma neve suave iluminada pela artificialidade de uma cidade. Com este ambiente, que nunca muda, descobrimos mais sobre Shiki. Shiki é, sem dúvida, uma das personagens mais complexas que tive o prazer de conhecer. Esta é mais uma das suas facetas, a faceta original. Isto não retira a paixão que tenho pela personagem, não. Apenas adiciona mais intensidade, mais carne, mais sangue.

O ambiente causado pela arte de fundo e pela música podem parecer monótonos ao início, mas trazem um enfoque muito especial para a conversa que nos permitiram espiar. Neste momento da série o que interessam são as palavras. E o discurso de Shiki tem uma poesia intrínseca que não pode deixar de me fascinar.

Uma excelente conclusão. Kara no Kyoukai, recomendo a todos. Os seus defeitos são ultimamente excedidos pelos momentos altos. Uma série de filmes de uma beleza artística integral, que cobre todos os campos, arte, música, personagens, diálogo... Um essencial no mundo do anime.

Sem comentários:

Enviar um comentário