Bastardos do Sol
Urbano Tavares Rodrigues
1959
Romance
Nunca tinha lido nada deste autor e fiquei muito bem impressionada. Este volume contém o romance "Bastardos do Sol" e a novela "Os Pregos".
Em "Bastardos do Sol" temos um retrato do Portugal rural profundo, tendo por foco dois irmãos. A irmã está apaixonada, o irmão é violento e irascível. A partir daqui desenvolve-se uma trama que, sendo simples, está plena de significado. O significado do que é a figura feminina na época, o significado do que é a figura do homem rico na época. E a procura por uma vida diferente, nem sequer melhor, mas diferente, a fuga, o enfrentar das consequências. A narrativa é absolutamente viciante e muito vívida, conseguimos realmente situar-nos nas paisagens abrasadoras do Alentejo, e sentir tal como estes personagens sentem.
Em "Os Pregos", temos um relato da prisão, um manifesto do aborrecimento, do desespero, da tortura e do horror, pontuado pela dúvida da saudade, e pela dúvida da traição amorosa. Não gostei tanto desta novela como do texto anterior, mas ainda assim é um precioso relato.
Recomendo vivamente este livro!
Sem comentários:
Enviar um comentário