It's A Sin
Russel T. Davies
2021
Série
São os anos 80 e os rapazes são livres. Nesta Londres, os rapazes são livres para amar e para serem o que quiserem. São livres para o sexo. Mas uma doença misteriosa, uma epidemia fatal, começa a atingi-los. E conhecemo-la bem: SIDA.
Esta série segue um grupo de amigos homossexuais que se vêm atingidos por esta epidemia do século XX, uma doença estranha, desconhecida, considerada pecaminosa, que atingiu fortemente esta comunidade e que foi grandemente desprezada devido à conotação religiosa associada à homossexualidade. É realmente terrível vê-los em desespero, contraindo HIV, que depois se torna Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, sem ajuda, sem informação, sem saberem o que hão-de fazer e, ainda assim, inocentes: tudo o que eles queriam era amar e divertir-se com o amor.
Penso que talvez a série se tenha focado demasiado na comunidade gay, não falando das mulheres atingidas, sobretudo mulheres de meia idade. Ainda assim, é uma excelente análise à situação desta comunidade na época, das relações familiares que aí advêm e do longo caminho que se percorreu até à aceitação da epidemia como algo grave, que pode atingir qualquer um.
Também não gostei muito da solitária figura feminina, que parece apenas estar ali para proteger os seus amigos e não tem uma personalidade própria.
De resto, uma série comovente e assustadora.
Sem comentários:
Enviar um comentário