Uma História do Diabo
Robert Muchembled
1997
História
Comprei este livro com convicção, no alfarrabista azul da estação dos comboios. Perguntei-lhe se tinha mais coisas sobre o tema. Disse que era um tema difícil de encontrar. Por isso, ainda fiquei mais curiosa.
Este é um relato da história da imagética do diabo desde a época medieval até ao século XX. O autor não fala tanto na crença na figura diabólica, como da forma como esta aparece representada ao longo dos tempos, desde as primeiras imagens fatídicas até aos filmes de Stanley Kubrick. Isto é um exercício bastante interessante, mas no fundo não me revelou grande coisa sobre o tema que me interessava - a bruxaria - até porque o desvaloriza bastante.
Ainda assim, foi uma leitura intensa e muito divertida, em que aprendi várias coisas sobre as formas que a figura do demo tomou para as pessoas de várias épocas, de vários estratos sociais e de diferentes culturas. Apesar de estar muito focado na França, fazendo uso de referências que podem parecer irrelevantes e esquecendo outras que para o resto do mundo são tão importantes, é um relato fascinante e muito interessante.
Um bom livro de referência.
Sem comentários:
Enviar um comentário