Essa Gente
Chico Buarque
2019
Romance
Recebi o novo de Chico Buarque pelo Natal.
Este livro procura ser um retrato irónico do estrato alto da sociedade brasileira. Um escritor precisa desesperadamente de criar uma história convincente para renovar o seu contrato. Enquanto isso, o mundo à sua volta continua a acontecer. O problema é precisamente esse: apenas este personagem se desmorona, enquanto a vida na cidade continua nos seus afazeres, com as suas paranóias e com as suas aventuras.
Apesar de o livro ter alguns momentos engraçados, pois o sentido de humor de Chico se mantém apurado, a velocidade a que tudo acontece, na tentativa de caracterizar o bulício da cidade, tira riqueza à história. Acabamos por conhecer muito pouco da sociedade que o autor tenta descrever, focando-nos apenas numa lateralidade humorística em que tudo é negro.
Claro que esta é apenas a perspectiva do personagem, mas considerando que o autor é precisamente um membro desta elite cultural, senti uma certa vergonha alheia. Considero que o autor não se reconhece no que escreveu e que em vez de fazer uma autocrítica consciente, ataca as pessoas que conhece e conheceu.
Sem comentários:
Enviar um comentário