Bungou Stray Dogs
Igarashi Takuya - Bones
Anime - 12 Episódios + 12 Episódios
2016
6 em 10
Já tinha ouvido falar deste anime, mas confesso que não sabia muito sobre ele. Foi uma série que me irritou um pouco, apesar de a segunda season ser manifestamente superior à primeira, quer em termos narrativos quer na própria animação.
Um rapaz sem abrigo encontra umas pessoas estranhas e vem-se a saber que ele tem a capacidadede se transformar num tigre branco. Com esse poder, irá participar neste clã, um pouco de investigadores com um pouco de mafiosos, e resolver problemas. Crises de identidade, fantasmas da adolescência, tristezas generalistas, estes tipos resolvem tudo e ainda têm tempo de formar uma organização ou sindicato que luta contra outros do género. Assim, temos - pelo menos durante a maior parte do anime - pequenos arcos de resolução simples, em que a concretização da ideia se fica sempre pela simplicidade narrativa.
O que me irritou mais, sem dúvida, foi o design dos personagens. Estão feitos para ser comida para fujoshi e os designs não fazem sentido dentro da realidade deles. A que propósito é que um sem-abrigo tem um cabelo cheio de estilo, acabado de sair do último estúdio da moda capilar? E as vozes.... As vozes não combinam nada com os designs! Porque é que todos estes miúdos pequenso têm uma grossa voz masculina plena de espessura sensual e calorosa?
Sobretudo no final da segunda season, começa a aparecer-nos uma animação bastante fluída e detalhada, mas até lá temos uma sucessão de cenas de acção que são mais ou menos todas iguais. O anime é desnecessariamente colorido, tendo em conta o tema e o lugar. Mas talvez sejam estes elementos que tornam o anime tão famoso e tão cotado na cena da popularidade.
Musicalmente, temos OP e ED coerentes com o tema, mas que já ouvimos noutros lugares. A musicalidade do parênquima é reduzida.
Um anime que ficará para trás.
Sem comentários:
Enviar um comentário