The Beguiled
Sofia Copolla
2017
Filme
5 em 10
Vimos este filme na Lourinhã, na noite pós-evento, em que celebrámos o facto de ter sido tudo tão fixe. :) Infelizmente, o filme deixou muito a desejar.
Eu não sou a maior conhecedora da Sofia Copolla e, por isso, esperava um filme como os outros que tinha visto dela. Afinal, este acaba por ser uma história muito simples de medo e luta pela hierarquia, o que poderia ter funcionado lindamente. Uma professora e as suas alunas vivem isoladas durante a guerra civil americana. Quando uma das meninas encontra um soldado da União ferido, à beira da morte, ajuda-o e leva-o para a escola, onde tratarão dele. Os sentimentos desenvolvem-se e todas querem alguma coisa deste homem, alguma coisa que - enquanto mulheres - só ele lhes pode dar. As consequências serão trágicas.
Os personagens estão feitos de forma a que nenhum deles possua um mínimo traço agradável que faça com que o espectador nutra algum sentimento por eles. Como estão, a indiferença é o sentimento prevalente. Para além disso, a necessidade de todas as figuras femininas de influenciar o homem para seu próprio benefício acaba por ser uma visão bastante redutora e muito machista da situação, que se poderia ter desenvolvido de uma forma muito mais coerente.
De resto, temos um guarda roupa que se confunde com o cenário, fazendo com que se torne difícil entender quem é quem em muitas das vezes. Efeitos especiais para cenas gore que poderiam ter sido eliminadas sem que isso afectasse a história. Uma banda sonora pouco orelhuda de que nos esquecemos rapidamente.
Poderia salvar o filme a prestação das actrizes, se ao menos estas tivessem personagens para interpretar.
Uma tristeza.
Sem comentários:
Enviar um comentário