Detroit
Kathryn Bigelow
2017
Filme
6 em 10
Curiosamente, após ter feito um vídeo para o meu canal do Youtube sobre racismo, aparece-me um filme precisamente sobre o tema do racismo, desta vez orientado para a perspectiva da violência policial.
Este filme é uma peça semi-documental sobre o incidente do motel Algiers, durante as revoltas populares dos anos 60 em Detroit. Através de imagens documentais, análise bibliográfia e a colecção das memórias de alguns dos intervenientes, a autora faz uma reconstrução dos terríveis acontecimentos perpetrados por uma polícia inútil, injusta e racista, que culminaram em três mortes desnecessárias e malévolas.
O filme está bastante confinado a um único espaço, sendo que o resultado acaba por ser bastante bom, inspirando a um sentimento de pânico e claustrofobia apenas estimulados pela prestação excelente dos actores, que demonstram tanto o desespero da vítima como a hipocrisia do atacante.
É curiosa a mistura entre imagens reais, da época, e as imagens inventadas: este filme faz-nos realmente acreditar nos acontecimentos tal como mostrados, embora possam existir (como deverão, certamente) algumas inexactidões.
Um filme violento, mas bastante interessante.
Sem comentários:
Enviar um comentário