Má Educação
Pedro Almodóvar
2004
Filme
7 em 10
Éramos para ir ver este filme ao cinema, mas não cheguei a casa a horas convenientes e decidimos que o iríamos ver em casa. Bem... Eu decidi! =D
Neste filme Almodóvar fala de uma vingança, faz uma crítica à igreja e conta uma história de amor e paixão, mas de uma forma terrivelmente negra em que descobrimos que nunca se pode confiar em ninguém. É um filme com diversas camadas mas, essencialmente e tentando não estragar muito a visão do leitor, conta-nos como um realizador de cinema é convencido a fazer um filme sobre a vida da sua paixão da escola, um rapaz travestido chamado Ignacio, escrito pelo próprio.
Existem muitas reviravoltas neste filme, cada uma mais surpreendente que a outra, mas o que realmente faz o filme ultrapassar-se é a atitude dos personagens e a transição do mundo fantástico, heróico, sensual, emocionante, para o mundo real, decadente, deprimente e sujo. Esta dicotomia ´+e perfeitamente caracterizada pelos personagens que, também eles, têm uma dualidade dentro de si: a pessoa que ama e é real contra a pessoa que odeia e quer utilizar o outro para o seu próprio proveito.
Temos muitas cenas homoeróticas, que podem ser consideradas de choque para algumas pessoas mas que, na minha visão, não foram colocadas no filme para tentar impressionar e falhar nisso. Na verdade, Almodóvar é espantosamente prático e muito natural na filmagem destas cenas, que nos transmitem uma sensação de perfeita normalidade.
Gostei muito do filme e só me sinto mal por não o ter visto antes.
Sem comentários:
Enviar um comentário