A Obra ao Negro
Marguerite Yourcenar
1968
Romance
Este foi um livro que penso ter lido na minha remota juventude mas do qual não me lembrava nada. Portanto, tendo aparecido na minha nova TBR, decidi pegar nele. E foi uma excelente ideia!
Um erudito romance histórico que nos fala sobre a vida diária quando se está rodeado pela inquisição por todos os lados. Zenão é um jovem com uma origem um pouco inusitada, apesar de não ser assim tão incomum nos tempos que então corriam, e que decide afastar-se de uma vida eclesiástica para abraçar a profissão de médico. Enquanto médico, escreve uma série de documentos e tratados que colocam em causa a visão dogmática e fixa da igreja de então, o que o torna imediatamente num inimigo à pátria e, por isso, num fugitivo. Assim, decide mudar de nome. Mas será que conseguirá manter o segredo?
Este livro é fascinante pelo retrato que nos dá da época. Dá-nos uma ideia altamente sofisticada do que as pessoas faziam, vestiam, comiam mas, sobretudo, uma visão do mundo da medicina de então. Isto, para mim, é um exercício de pesquisa por demais interessante! Por outro lado, não se foca demasiado nos horrores e pavores da inquisição mas sim nas consequências que a sua acção têm para as pessoas ditas "vulgares" e que estão simplesmente a tentar viver os seus dias com calma.
Digo que este livro é erudito pois faz recurso de uma linguagem muito específica, com utilização de uma série de palavras raras que terei de ir ver ao dicionário assim que possível (apontei-as todas). De resto, a escrita é até bastante simples e o livro lê-se muito bem, sem nunca ser cansativo.
Se tiverem a oportunidade, recomendo vivamente que o leiam!
Sem comentários:
Enviar um comentário