Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

21.1.18

A Vegetariana

A Vegetariana
Han Kang
2007
Romance

Este livro tinha-me sido largamente recomendado por várias pessoas, em algumas das comunidades literárias em que participo. Arranjei em e-book mas, antes disso, acabei por o receber através do BookCrossing :)

Dizem as críticas que este é um livro de uma violência tão extrema como discreta e que é um grande candidato a representar as correntes do realismo mágico da Ásia. Mas, pelo contrário, este livro convenceu-me que os asiáticos não sabem, realmente, trabalhar o realismo mágico. Isto porque, de todos os que tenho lido, existe sempre uma incapacidade de dar uma forte caracterização aos personagens de forma a que os acontecimentos estranhos tenham todos um contexto suficientemente realista para não soarem simplesmente a uma coisa absurda.

Mas adiante.

Um marido exaspera-se quando, após um estranho sonho, a sua esposa decide tornar-se vegetariana. Toda a família da mulher desespera quando ela se recusa a comer todo e qualquer tipo de produto animal, sempre baseada no facto de que teve um sonho, sonho terrível, sanguinolento e muito agressivo. Num segundo capítulo, já está ela divorciada, descobre-se que o seu vegetarianismo está antes relacionado com um forte amor sensual às plantas. Note-se que agora já não há referências aos sonhos como antes e que estes ficam para trás. Definitivamente esquecidos são quando vemos a sua irmã a visitá-la no hospício onde a sua transformação em planta continua a decorrer.

E é isto. O problema principal aqui é que, logo desde o início, a autora pede-nos para imaginar uma pessoa normal, vulgar, igual a toda a gente. Mas em literatura, o personagem não pode ser uma coisa em branco, não pode ser uma pessoa sem personalidade, sem contexto, sem emoções que, para mais, se vão esbatendo progressivamente ao longo da narrativa. Os outros persoangens têm, pelo menos, um pouco de passado para os sustentar, mas parece que existem em função da vegetariana e não em função de si próprios.

Aliás, parece que neste livro a magia não existe para os personagens mas, pelo contrário, os personagens apenas estão lá para a magia acontecer. E, por causa disso, qualquer verosimilhança e fascínio que isto me poderia trazer perdem-se completamente e tornam o livro numa historieta que, sendo um pouco incomum, parece vazia e incompleta.

Muito desapontante.

Sem comentários:

Enviar um comentário