Mad God
Phil Tippett
2021
Filme
8 em 10
Um filme que demorou a minha idade a ser feito, com um resultado surpreendente.
Um homem misterioso desce por um abismo. Vai descendo e descendo, e a cada momento encontra horrores cada vez mais impossíveis. Onde está ele? Qual o seu objectivo?
Este filme leva-nos a um mundo fantástico de horror gráfico, permitindo-nos visitar os círculos mais discretos de uma imaginação fértil e ambígua. Neste universo de trabalho inútil, de construção seguida de destruição, questionamo-nos constantemente onde estamos e para onde vamos, para que serve afinal isto tudo. A conclusão dúbia faz-nos contemplar o próprio sentido da nossa humanidade, já que a narrativa também tem uma forte componente anti-guerra, apesar de totalmente negativa.
A animação é impossível de descrever. Com cenários altamente detalhados, provavelmente sets de miniaturas criados com todo o cuidado, sequências de horror muito realistas mas ainda assim afastadas do que conhecemos, pois são monstros, criaturas, com designs simbólicos e aterrorizantes.
A banda sonora, e o não-diálogo, acrescenta, toda uma densidade mental ao filme, obrigando-nos a manter a concentração, forçando-nos a ver horrores seguidos de horrores, na esperança de que haja uma solução para isto tudo.
No final, foi dos melhores filmes de animação que alguma vez vi, e se não lhe dou uma classificação superior é porque algumas cenas me cairam fisicamente mal.
Excelente, um projecto de vida maravilhoso, que recomendo a todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário