Estórias Abensonhadas
Mia Couto
1994
Contos
Este é o último livro de Mia Couto que tinha na minha primeira lista de leitura da minha nova e gigantesca TBR. Acabei de o ler no café, enquanto estava à espera que o pessoal chegasse para irmos fazer coisas (e fiquei sem livro para ler, o que foi terrível D: )
Supostamente, este livro é uma versão renovada das histórias habituais de Mia Couto: uma versão dos acontecimentos que ocorrem depois da guerra. Agora, em tempo de paz, é tempo para as pessoas sonharem e terem esperança. Pelo menos, é isso o que diz no prefácio. Ora, achei então muito estranho que estas histórias se distingam muito pouco daquelas que li e que eram passadas *antes* da guerra.
Continuam a acontecer fenómenos bizarros, é certo. Mas eu esperava que este conjunto de fenómenos viesse a ter conclusões positivas na vida das pessoas, já que não existe mais o tormento da guerra. Não é isso o que acontece. Estas histórias são tão fantasiosas e com consequências tão absurdas como as anteriores. Não existe uma perspectiva de positivismo nem uma alegria emocional por finalmente ter terminado o terror.
Parece, então, que a guerra foi absolutamente inconsequente. É muito injusto.
Sem comentários:
Enviar um comentário