O Siciliano
Mario Puzo
1984
Romance
Um livro que faz parte do universo icónico de "O Padrinho". Também, talvez, o meu primeiro livro sobre a máfia siciliana.
Michael Corleone está na Sicília por diversas razões que não vale a pena nomear. Mas, agora, finalmente pode voltar para casa. Mas tem de levar consigo um homem: um famoso bandido e salteador que está foragido nas montanhas e que é conhecido quase como um Robin dos Bosques. Afinal, tudo aquilo que ele rouba é distribuído pela população. É a história deste homem que vamos ficar a conhecer.
Desenvolve-se uma trama de mistério, crime e acção, em que não se pode confiar em ninguém e onde se usam de todos os truques possíveis para enganar tanto a polícia como os chefes da máfia local. Ficamos a conhecer um pouco da topografia da Sicília e, de uma forma algo limitada, dos hábitos e cultura dos seus habitantes. Mas, sobretudo, ficamos a conhecer um personagem apaixonante na sua inocência, um bandido sem escrúpulos que apesar de tudo continua a tentar ser uma boa pessoa.
O livro está escrito de forma muito dinâmica, sendo que a cada momento queremos saber sempre mais sobre as aventuras deste personagem singular.
No entanto, sendo uma história separada dentro do universo que tão bem conhecemos dos filmes, acaba por saber a pouco, sendo que o final é muito desapontante.
Sem comentários:
Enviar um comentário