Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

15.9.17

O Silêncio dos Inocentes

O Silêncio dos Inocentes
Jonathan Demme
1991
Filme
7 em 10

Depois de ter lido o livro, finalmente o Qui me convenceu de que o filme não metia medo e que, portanto, estava na altura de eu o ver. E, realmente, o filme não mete medo. :)

É inevitável para mim fazer uma comparação directa entre o livro e o filme. Sem dúvida que é uma excelente adaptação, mas penso que a personagem de Clarice foi um pouco mal caracterizada. A confiança demonstrada no início do filme, sendo que vai regredindo com a progressão da história, é pouco realista para o contexto, sendo que são omitidos alguns elementos de pânico que muito influenciam a sua caracterização no livro. Para além disso, a sua narrativa psicológica influencia o espectador a pensar que algo de terrível e sexual lhe aconteceu, quando não há qualquer evidência disso no livro. A mudança da morte da égua para a morte do borrego também torna o seu lado emocional e frágil bastante redutor. Outros detalhes que eram de importância no livro, como Hannibal Lecter ser polidáctilo, também foram omitidos.

De resto, não podemos negar que neste livro existe uma grande força motriz, que é o poder dos actores e a forma como estes estão filmados. Os seus diálogos são muito intensos e, com a música adicionada, tornam-se muito perturbadores. A relação entre Clarice e Lecter acaba por tornar uma forma muito sólida, se bem que o final foi pouco satisfatório.

Outro aspecto que não apreciei muito foi o cenário e ambiente, que era muito pouco claro e quase confuso. A clareza de movimentos no espaço do livro acaba por se tornar muito limitada por excesso de objectos.

De todos os modos, foi muito interessante ver esta interpretação de uma história que já se tornou um clássico.

Nota: gostava que tivessem mostrado a razão pela qual Buffalo Bill se tornou psicopata e o método de contenção utilizado em Hannibal Lecter

Sem comentários:

Enviar um comentário