Hamina e Outros Contos
José Craveirinha
1997
Contos
Ainda numa onde de literatura africana, comecei a ler este livro. E muito rapidamente o acabei, porque é muito mito minúsculo.
É inevitável comparar esta obra a outras de autores do mesmo continente e do mesmo país. A minha impressão da literatura africana em língua portuguesa é que existe uma tendência para a análise dos personagens das situações da vida real tendo por base um conjunto de crenças e mitologias características dos locais, com muita influência tribal e toda uma aura de fantasia e quase inocência infantil.
Este livro de José Craveirinha é totalmente diferente. Nestes contos são abordados os mesmos temas familiares, sociais e a sua relação com a guerra há pouco abandonada, tendo sempre como pano de fundo um regime estranho e injusto, mas com uma visão realista, terra-a-terra e bastante assustadora. Para este autor as pessoas não são belas, os espaços não são belos. Para este autor a realidade é algo de cru e, sobretudo, algo de muito cruel.
Os contos são curtos mas muito directos ao assunto, acompanhados por uma série de litografias que acrescentam ao ambiente sombrio destas histórias.
Foi uma experiência diferente.
Sem comentários:
Enviar um comentário