The Salesman
Asghar Farahdi
2016
Filme
6 em 10
Este filme foi o vencedor do óscar para melhor filme estrangeiro no último ano. No entanto, devo dizer que não o achei nada de especial e até considero que tem coisas imperdoáveis.
Um casal tem de sair da sua casa porque o prédio se está a desmoronar. São actores e neste momento estão a encenar a peça "The Salesman". Mudam-se para outra casa, onde a antiga inquilina tinha uma profissão um pouco duvidosa. Por isso, não é surpreendente quando a nova habitante da casa é atacada no banho por um antigo cliente da anterior. A partir daí desenvolve-se um drama pessoal em que a mulher tenta encontrar um equilíbrio entre a sua vida e o trauma e o homem começa uma busca obsessiva e incessante por vingança.
Mas, apesar de os personagens estarem bem caracterizados e possuirem uma grande dimensão humana, existem muitos erros narrativos neste filme, como por exemplo... Se os vizinhos ajudaram a mulher, porque é que não disseram logo ao marido quando ele chegou? Se ela gritou assim que foi atacada, como é que o atacante teve tempo de tirar as meias? E assim por diante.
Para além disso, há o início de algumas narrativas paralelas (por exemplo, o confronto com o outro actor) que acabam por ficar a meio sem ser exploradas.
Foi um filme um pouco novelesco e,sobretudo, muito desapontante.
Sem comentários:
Enviar um comentário