Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

17.5.17

Earth Maiden Arjuna

Earth Maiden Arjuna
Kawamori Shojo - Satelight
Anime - 13 Episódios
2001
7 em 10

Um dos animes mais curiosos que tive o prazer de ver ultimamente.

Juna é uma rapariga simples que pratica arco e flecha. Tem um namorado e está com ele quando têm um acidente de mota. Nesse momento, ocorre a sua morte. Mas a morte nem sempre é o final. Ela entra num universo que, cruzando-se com o nosso, poderá vir a destruí-lo, através da acção de misteriosos monstros, os Raaja. Agora, terá de lutar contra eles e, ao mesmo tempo, lidar com a sua nova condição e manter as suas relações pessoais.

É um anime filosófico, com uma grande carga simbólica para os temas da destruição da natureza e do excesso de consumo capitalista. De forma discreta, bem inserida no contexto das personagens, este anime explora estes temas sem nunca deixar de fora a violência inerente, que todos aceitamos todos os dias mas que não deixa de ser terrível. Para isso, temos um conjunto de personagens altamente realista, apesar das situações em que se encontram serem inusitadas. A forma como Juna enfrenta as mudanças do seu corpo, também uma espécie de metáfora para a adolescência, transmite-nos aquilo que qualquer um de nós faria também. O que é estranho para ela, seria estranho para nós. O que é real na situação dela, seria real para nós. Isto parece-me extraordinário.

Sendo um anime do início dos anos 00, o estilo é muito característico da transição da década. Não temos um grande valor de produção, mas podemos ver uma certa integração entre estilos digitais que só muito mais tarde seriam plenamente utilizados na indústria. As cores são um pouco baças e as sequências de animação têm um toque de rascunho que acaba por funcionar, mas que beneficiariam de transições mais cuidadas.

É também um anime muito musical, contando com sete EDs diferentes, cada uma com uma sequência diferente que nem sempre é de animação. Aliás, estas sequências também estão presentes ao longo do anime, o que pode parecer estranho ao início mas que, após habituação, ficam muito bem.

Um anime único e uma excelente experiência. Recomendo!

Sem comentários:

Enviar um comentário