Platoon
Oliver Stone
1986
Filme
6 em 10
Vimos este filme, ainda dentro do ano de 1986, que é especial para a gente. Trata-se de mais um tratado anti-guerra, tendo como panorama (mais uma vez) a guerra do Vietname, mas que acaba por não se distinguir com grandes honras de outros filmes do género.
Um tipo, contra todas as probabilidades, voluntaria-se para ir para a guerra. Começa por detestar, mas à medida que vai vendo os horrores a descortinarem-se à sua volta acaba por se converter em mais uma máquina, se bem que nunca deixa totalmente de lado a sua sensibilidade.
Aliás, o tema principal do filme é como, dentro de um pelotão, as opiniões podem divertgir conforme a visão da guerra é emocional ou puramente mecânica. Estas diferenças acabarão por ter consequências importantes no desenrolar do filme, apesar de não serem especialmente exploradas, na medida em que a narrativa divide imediatamente o espectador entre os "maus" e os "bons", sem deixar que os primeiros tenham um lugar na visão do autor.
As cenas de acção já foram muitas vezes vistas e só em algumas ocasiões transmitem o pavor dos intervenientes destas batalhas.
Um filme de guerra bom, mas pouco distinguível.
Sem comentários:
Enviar um comentário