Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

26.10.15

MCM Comic Con 2015 + Eurocosplay

MCM London Comic Con 2015
+
Experiência Eurocosplay
Evento
Boas noites. Pois é, agora já é de noite cedo... Bem, vamos ao assunto! Como alguns de vós saberão, fui seleccionada no Anicomics 2015 para "representar Portugal" no Eurocosplay do presente ano, isto é, ganhei uma viagem grátes para ir à Inglaterras ver a MCM London Comic Con! Yaaay! Deixo-vos, então, o relato da viagem. Acompanhou-me, sob guisa de "Helper" o Qui, personagem que já conhecem de outras aventuras. A quem não conhece, é namoradim de mim.

A aventura iniciou-se logo após a minha selecção, em que comecei a fazer o meu cosplay. Muitas coisas aconteceram, como ter trabalho e deixar de o ter, e estava mesmo a ver que não ia conseguir terminar tudo a tempo e horas e ainda ensaiar... Mas consegui! Sinto-me uma vencedora só por causa disso! A personagem que escolhi para levar foi Haman Karn, de Gundam Zeta e ZZ, com um prop que fui eu que inventei, o Mr. Brown. Custou empacotar toda a gente dentro da mala... Era uma mala gigantesca, a que eu levo para passar um mês no Brasil, e foi a abarrotar. Ainda aqui está fechada a cadeado, pois ainda não sei onde vou por todas estas volumosas coisas. Enfim, logo falarei melhor sobre o fato no meu Cosplay Portfolio, mas tenho apenas a dizer que - apesar de uma horda de pessoas que não existem discordar plenamente - estou muito orgulhosa deste fato e foi a coisa mais complicada, chata e atrofiante que fiz até hoje. Experimentei uma série de coisas que não sabia e, apesar de o resultado não ser a perfeição, acho que é das melhores fatiotas que algum dia construí. Um dia serão melhores.
Mas passemos à viagem! Dia por dia, acompanhem-me na aventura das totalidades!
Partida, Largada, Fugida! - Sexta Feira 

O avião era madrugador. Deveríamos estar no aeroporto pelas oito horas da manhã, para despachar as malas e tudo o mais. Felizmente temos um amigo aeromoço que nos deu dicas sobre como tornar o processo mais rápido, nomeadamente como fazer o check-in online. Fomos pela TAP, para podermos levar malas sem pagar extras e porque é uma companhia aérea que gosto e cujos aviões não têm a mania de cair nas montanhas. No aeroporto, passei pelo balcão da TAP para recolher uns pequenos presentes que uma amiga, a Ana Isabela, tinha lá deixado para eu oferecer à Lirin e à Mrgnob. Infelizmente não consegui encontrar a primeira em tempo útil, mas a moça russa adorou o presente :)

Pensávamos que íamos no D. Henrique, mas afinal fomos no Saramago, o que é ainda mais fixe
A viagem correu perfeitamente normal, sendo que nos serviram a sandocha da praxe (conteúdo: atum e azeitonas). O Qui nunca tinha andado de avião, portanto maravilhou-se a olhar para as nuvens que estavam por baixo de nós. Eu arroxei que nem um tronco caído.

À chegada, começa a aventura do metro. Vamos lá ver se ainda sei de cor: tínhamos de sair do aeroporto de Heathrow pela Picadilly Line. Depois mudávamos para a Jubilee Line em Green Park. Depois tinhamos de mudar para o DLR (uma espécie de comboio) em Canning Town. E depois eram só duas paragens. Mas isto tudo... Bem, o metro de Londres além de ter linhas e mais linhas que nunca acabam, tem um intervalo entre estações que nunca daria para ir a pé... Chiça, já não me lembrava o quão grande é esta cidade! Cidades grandes são grandes! Mas enfim, saímos calmamente no Excel Centre e fomos buscar os nossos passes VIP. Curiosamente, tinham todos o Steve Jobs à frente, o que significa que durante três dias fomos o Steve Jobs. Dirigimo-nos ao palco PopAsia, onde a Emma (a organizadora das cenas) nos tinha dito para ir ter, e após grande baralhação lá encontrarm alguém que soubesse o que tinha de fazer para nos atender. Subitamente, oiço uma voz estranhamente portuguesa atrás de mim... E não é que está lá uma amiga de tempos antigos! Caly! Não estava nada à espera e fiquei super feliz por estar lá um ponto de apoio sob forma de pessoa conhecida! =D

Circulamos com malas e malonas até às salas VIP. Tínhamos de apanhar um elevador de porta dupla, uma das quais não abre para o primeiro andar e não tem o respectivo botão (atrofiámos com isto logo ao início). quanto às salas... Bem... Não tirei foto porque havia pessoas despidas a toda a hora, mas há uma palavra que as caracteriza: CAOS. O chão era alcatifado, muito bem, mas estava todo recoberto por uma variedade inesgotável de materiais, de tecidos, linhas, colas, cola quente, ferramentas diversas, quinquilharia sortida e tudo o que possam imaginar que faça parte de um cosplay. Dizem-nos "arranjem um canto!" e eu lá descobri um ao lado de uma mesa. Curiosamente, grande parte das pessoas ainda estava a terminar o seu fato. Senti.me a única pessoa que levou tudo já feito... Portanto, encostei o malão ao canto que me auto-atribuí e fomos explorar. Em cima, além das salas alcatifadas, havia uma longa varanda praticamente desabitada. Foi onde passámos a maior parte do tempo, porque se estava lá bem. :)
 Millenium Mills, o fantasmagórico local que servia de vista da varanda

 O cantinho que obtive para mim mesma

Quanto à parte de baixo... O evento em si era chamado apenas de "Dealer's Room". Porque era o que se tratava: um supermercado com todo o tipo de nerdices, de animes a comics passando por toda a cultura popular. Lojas profissionais e bancas de artistas misturados, não conseguimos ver tudo na tarde que nos restava. Deixo-vos, então, algumas fotos do aspecto geral da coisa:

Visões do Evento


 
 
 Filas para autógrafos
 Podia-se tirar uma foto dentro do Delorean por 5 paus

Depois desta primeira visualização (mas estas fotos não foram todas tiradas no mesmo dia, é só para terem uma ideia) fomos deixar tudo ao hotel. Ficámos instalados no Premier Inn, que é mesmo ao lado. Defeitos: não se podia abrir as janelas e estava cheio de notas moralistas sobre fumadores, para além de ter uma bíblia na mesa de cabeceira. Qualidades: a cama era a coisa mais fantástica de sempre, era como dormir numa nuvem.

Aqui está ela, já depois de nos termos atirado a rebolar sobre a sua superfície
Depois, voltámos. Tínhamos uma festa para ir , onde estariam todos os outros finalistas e comidas variadas de todos os países. Escolhemos, para levar, broa, queijo amanteigado, chocolate Regina e, como bebida, aguardente bagaceira. Foi uma festa curiosa, pois parecia que ninguém estava muito interessado em falar para além dos seus conhecimentos internéticos. Assim, estávamos num semi-isolamento (eu, Qui e a Caly) que apenas foi interrompido pela presença de uma nova amizade. Era a Helper de uma das moças Holandesas,e  também a sua mãe. Vincente de seu nome, trocámos bebidas e a partir daí foi sempre festa! Possivelmente a pessoa mais fixe que lá conhecemos e que merece uma imensidão de respeito por razões que não seria conveniente colocar aqui. Entretanto a Emma e toda a organização fizeram um estranho discurso que parecia dirigido não a nós mas a todas as pessoas que estão lá todos os anos. Fartavam-se de rir, mas eu já não estava a perceber nada de qualquer forma. Logo quando a festa estava a ficar animada (estava a mostrar à Vincenta a minha fotografia no grande placard com as fotos de todos) aparece alguém a gritar que temos de ir embora, NESSE MOMENTO EXACTO. Esta gente tem tantas regras...
Coisa curiosa sobre o bagaço! Ele *desapareceu* no tempo e no espaço. Da última vez que o vi, estava o Helper Russo a olhar para ele com toda a atenção. Olhou, revirou, olhou, olhou, cheirou, olhou.... E encheu um copo até acima. Portanto, desconfiamos o que poderá ter acontecido com o resto da garrafa. O queijo também foi o sucesso, mas confesso que a broa não estava muito boa.

Chegados ao hotel, conhecemos um outro jovem, o Marty, que estava a beber um misterioso líquido de um chifre. Porquê? Porque era viking (apesar de inglês). Demos-lhe chocolate e sangria que tinhamos trazido e ficámos ali durante algum tempo. Infelizmente, já tinha guardado a máquina fotográfica no hotel e com ela os meus cartões, portanto não trocámos contactos... O que foi uma chatice, porque o tipo era mesmo fã de comics e estava a ter uma conversa altamente intensa com o Qui.

Procedemos a dormir, eu em pânico com medo de não conseguir acordar no dia seguinte. O meu Judging Slot (a altura em que os jurados olham para nós e fazem perguntas) era as 11:30 e o meu fato ainda dá trabalho a vestir... Será que consegui? Logo saberão, depois de apreciarem as:

Fotos de Cosplay à Sexta Feira





 Este jovem fez uma birra porque queria uma foto só dele, portanto aí está
O Dia das Cenas Importantes - Sábado
Conseguimos acordar! Isto, já de si, torna o início do dia maravilhoso!
Com um pastel de bacalhau (Qui tinha trazido mantimentos) e um café como pequeno almoço, fomos para a sala VIP para me vestir. Infelizmente, o canto que me tinha auto-atribuído tinha sido progressivamente possuído por uma série de outras pessoas. Mas lá consegui arranjar espaço ao lado da mala para me poder vestir. Aqui fica uma nota de agradecimento para o Qui, que foi o melhor Helper que eu podia ter tido. :) Não só me ajudou a por o fato, que tinha as suas complexidades na hora de vestir, prendendo-o todo muito bem de forma a nenhuma parte cair, como manteve sempre a sua mão na minha cabecinha a manter tudo correcto no lugar, física e mentalmente. Portanto, aconselho que se algum dia precisarem de um Helper arranjem um semelhante ao meu. Não empresto o Qui!
Chega a hora de entrar no Judging Room. Tenho de explicar a toda a gente que o Mr. Brown não é um boneco ou um dummy. É uma pessoa! Aliás, passava tão bem por pessoa que depois de o termos posto sentado ao lado da mesa das bebidas algumas pessoas foram lá ver se ele estava bem, porque parecia altamente ressacado. Chegados aos judges, tudo se torna mais aconchegante e silencioso. Eram muito simpáticos e ouviram tudo o que eu tinha para dizer sobre o meu fato, para além de olharem atentamente para o ficheiro impresso que tinha levado com o meu Work in Progress. Só me perguntaram duas coisas: há quanto tempo fazia cosplay (8 anos, mas apenas recentemente comecei a pensar mais em fatos fixes) e como tinha pintado a peruca (com muitas canetas e sofrimento). Só não pude mostrar os exemplos de tecidos que usei porque os perdi algures pelo caminho... Enfim, em breve colocarei o ficheiro em pdf disponível para todos verem no Cosplay Portfolio, portanto todos poderão ficar a saber o quanto sofri para completar este demoníaco fato!
Já estou a sentir-me livre como uma borboleta venenosa quando aparecem a chamar por mim. Esqueci-me de ir tirar as fotos! Num estúdio improvisado, está um fotógrafo a tirar fotos contra um fundo preto. Lá vou posar e acho que algumas devem ter ficado giras (se bem que a que escolheram para mostrar à net está def). Depois fomos para a rua com outra fotógrafa, onde tirámos mais fotos, incluindo as do meu tipo preferido que são as no gozo. Estou ansiosa por receber todas essas fotografias! :) Entretanto, perdi o meu passe VIP neste processo fotográfico, mas encontrei-o logo a seguir.
Imediatamente depois, achámos por bem ir à procura de comida e passear pelo evento, para ver se alguma alma me tirava uma foto (hahaha). Mas... O povo. A população. A imensidão de pessoas. O mar de gente. Comecei a temer pela vida e, sobretudo, pelo meu fato. Era parada para fotos, mas não havia *espaço*. Então, fomos a correr buscar takoyakis e levámo-los para cima. Eram seis peças e todas elas divinais e muito quentinhas! Acompanhamos com as cervejas sobejantes da festa. Fomos acabando com elas ao longo do dia. Porque eu não podia despir o fato, que dá tanto trabalho a vestir, e não podia andar no Dealer's Room. Então tinha de esperar nas salas VIP que nos chamassem.
Vista da janela do andar de cima, onde se pode ver o corrupio de seres humanos
Entretanto conhecemos mais pessoas, nomeadamente a Mary Poppins que andava por ali com uma goPro e a Helper Inglesa que... Era Brasileira! Mais uma vez, senti-me em casa :) Para mais, os The Forge (os parceiros tugas que foram cagente) levaram lá acima mais amigas portuguesas que estavam de visita ao evento! Fiquei tão contente por as ver! Tirei algumas fotos lá em cima, que são as seguintes:


 De entre todos, este era o meu fato preferido!

Subitamente, aparecem pessoas dizendo-nos que o espectáculo está atrasado. Vão-nos levar em grupos de seis para aguardarmos no backstage. Foi rápido até me virem chamar, mesmo com o atraso. E lá fomos! O backstage era um espaço enorme, partilhado por dois palcos. Num, muito mais ruidoso, passava-se algo sobre jogos. De qualquer das formas, esperámos bastante. E já estava eu aflita para fazer xixi quando me lembrei que me tinha esquecido de um prop para o meu skit! O caderno para eu ver o nome do Mr. Brown! Implorei por uma folha, sob o risco de ter de usar um lenço de papel em substituição... E arranjaram-me uma folha a dizer "Saturday". Como eu amei aquelas pessoas nesse momento...
Mas bem, vamos lá entrar!
Devo dizer, primeiramente, que o palco era muito mais pequeno do que eu poderia imaginar. Mesmo muito pequeno, o sítio onde ensaiei era praticamente do mesmo tamanho. Para além disso, puseram o Mr. Brown virado para o lado errado, pelo que tive de fazer a primeira parte toda invertida. Mas sobre o skit! Para começar, deixo-vos a foto que a Caly tirou do meu fato, gosto muito mais dela do que a que puseram no twitter oficial.


Quanto ao skit... Bem, se viram o streaming saberão do que falo, mas se não viram passo a explicar. Como ia para Inglaterra, decidi escolher um tema muito Inglês. Então pensei... Com esta personagem quero falar sobre a guerra. E torturar pessoas é coisa que acontece na guerra. E se eu torturasse o Mr. Brown? Mas de uma forma que tenha piada e que os Ingleses reconheçam e gostem... Que tal com os Monty Python? E como a Haman é do espaço, que tal a Galaxy Song? Bem, eu pensava mesmo que toda a gente ia perceber a referência. São os Monty Python pá! Mas o público manteve-se silencioso até ao fim, sem sequer perceberem quando o skit terminou porque erraram nas luzes... Eu tinha pedido algo muito específico e falharam nesse aspecto, mas tassbem. Em compensação, vi no meio do público ALGUMAS pessoas que estavam a bater palmas e a cantar completamente descontroladas. Portanto, minha gente, este skit foi para vocês. Espero que tenham gostado :) Para além das luzes, do público não entrar na onda e de o juri estar com uma poker face impenetrável, correu também mal o facto de o cinto ter caído. Devia ter voltado a colá-lo, porque depois de lhe mexer tanto a tentar ajustá-lo estava um pouco precário. Mas olha, não me ocorreu até o mal ter acontecido. Desculpem lá, pá.

Uma foto tirada na cena :)

Compensando tudo isto, várias pessoas disseram-me no fim que adoraram. Um rapaz Alemão, que tinha vindo especialmente para fazer um show sem participar no concurso, adorou a minha escolha de personagem, o fato e o skit e tudo junto! Só por causa dessas coisas já fica tudo bem fixe! =D

Depois ainda havia um jantar de grupo, mas não nos tinhamos inscrito porque estávamos convencidos de que haveria possibilidade de ir ao centro encontrar uns amigos que vivem lá e comer num pub. Mas o concurso acabou tão tarde que decidimos comer no hotel. Eu comi uma fantástica pizza com queijo brie e o Qui comeu um mega-hambúrguer. Depois tomei uma fantástica banhoca quentinha (tinha chovido e estava mesmo muito, muito frio) e vimos o Quinto Elemento no Channel 5(virá comentário em breve) e depois entrámos no mundo do Ó. Estava mesmo muito cansada e com o corpo todo dorido, de ter estado tantas horas em pé com coisas desconfortáveis em cima do corpo, por isso dou graças ao senhor por aquele colchão de nuvens! =D
AH! Esperem! Falta-me falar sobre os vencedores! Bem, enquanto o concurso acabava ou não (eu era a décima, fui logo no início) ainda subimos e descemos vezes bastantes para fazer xixis e buscar mais jolas. Mas depois anunciaram os vencedores. Gostei que a minha moça preferida tivesse sido escolhida pelo juri. Quanto aos três primeiros prémios, anda toda a gente a dizer mal da Mary Poppins mas eu adorei o(s) fato(s) dela. Não só porque ela era igual à actriz mas também porque estavam muito profissionais e com óptimos acabamentos. O mesmo se passa com o segundo lugar. E o primeiro lugar era espectacularmente grande e chato de fazer. Ficámos foi espantados por nenhuma armadura ter ganho lugar nenhum, porque havia lá algumas bastante complexas. Achei curioso, porque os jurados até são mais das armaduras do que das roupas. No entanto, acho que os prémios foram totalmente merecidos.
Finalizações - Domingo 

Este dia começa com mais um horrível café inglês. A sério, é fortíssimo e tem um sabor horrível, esta gente só sabe beber café com sabores, não sabe o valor filosófico de uma verdadeira bica. Empacotamos tudo e deixamos no guarda-malas do hotel. Pensámos ainda em ir ao centro, mas decidimos ficar por ali. Houve um fantástico dilema com a mudança da hora. É que nenhum de nós se lembrava que tinha mudado e só reparámos quando vimos um relógio com a hora diferente do outro. Um deles tinha actualizado sozinho, mas não sabíamos se a hora tinha mudado para a frente ou para trás. Então andámos o tempo todo convencidos de que era mais tarde do que era verdadeiro.

Passeámos pelo evento, comprando montes de coisas, tirando montes de fotos, distribuindo montes de cartões (dos que tinha levado só sobrou um) e toda a gente super simpática. Ainda encontrámos alguns dos nossos parceiros de concurso pelo evento e eles lembravam-se de nós, apesar de eu estar desfardada. Andámos a viajar na maionese durante algum tempo e parámos para comer. Experimentámos curry noodles, que era um dos pratos que o Qui fazia questão de conhecer, numa barraquinha. De comidas estava o evento bem servido, tinha montes de variedade e os preços eram óptimos. Tinham um espaço enorme onde sentar, mesmo sem cadeiras sentámo-nos no chão. E a limpeza... Havia caixotes para lixo normal e reciclável em todo o lado e não havia quase lixo nenhum no chão! Nesse aspecto, temos muito que aprender com eles.

Fomos ao outro lado do evento, onde descobrimos um espaço exterior cheio de gente e com outras coisas para ver.




 Comprámos mais coisas e fomos buscar as malas. Mais uma vez aventura no metro, seguida de aventura horrível no aeroporto. Aquela porcaria está organizada de forma a que é impossível compreender para onde uma pessoa tem de ir. É tudo self-service e automático, mas só nos fez perder tempo, o que foi fonte de pânico porque continuávamos a pensar que estávamos uma hora adiantados ao que era suposto (estávamos na hora antiga). Mas chegámos a tempo e despedimo-nos de uma Londres nocturna.

Portanto, deixo-vos as:

Fotos de Cosplays de Domingo


 Eram tugas!!





 DIO BRANDOOO



 Estava este pessoal todo, mesmo montanhas de povo, a ter uma guerra com sabres de luz na zona da comida
 Estava um círculo de gente à volta deste e ele estava a meter-se com todos, tinha mesmo piada!

Sim, os Ingleses tinham uma cena a gozar com a polícia Americana, onde se podia tirar fotos a sermos presos por eles!





 Estavam TODOS os Cats na entrada a rebolar no chão, mas só consegui tirar foto a estes

 A nossa amiga brasileira depois de sofrer uma transformação



Conclusões

Apesar de não termos visto nada da cidade, o que era um dos objectivos (eu até tinha feito um plano de viagem com todos os horários...) foi uma experiência fantástica e muito divertida. Conhecemos pessoas encantadoras, passeámos muito no evento e foi a primeira vez que vi algo desta magnitude. Porque o Excel Centre é mesmo muito enorme e foi o maior evento em que estive até agora. No entanto, desenganem-se pensando que maior é sempre melhor. Porque a verdade é que, em termos de actividades, não havia assim tantas coisas para fazer comparativamente com os eventos Portugueses.

Também não se pode dizer que a organização seja brilhantemente melhor. O concurso também se atrasou como cá, também se enganaram nas minhas luzes como cá. Em termos de partilha de informação, dou kudos à Emma pelo esforço, mas tudo poderia ter sido melhor articulado se não fosse uma pessoa sozinha a fazer tudo. Porque ela fez realmente tudo e deve ter sido extenuante e enervante, apesar de ela ser muito simpática. As informações sobre o hotel só chegaram tarde, os pagamentos das nossas despesas demoraram imenso e não havia comunicação nenhuma com os responsáveis pelo palco, som e luzes a quem pudéssemos dar indicações mais específicas ou outros avisos. Portanto, desenganem-se a pensar que "lá fora" é que é tudo perfeito. Porque não é. É excelente, mas ainda tem espaço para melhorar, como todas as coisas e todos nós.

De resto, diverti-me imenso e comprei montes de coisas! Passo a mostrar:

- Uma mala super catita e espaçosa e gira
- Uma figura da Sailor Jupiter. Estive para comprar também uma da MEIKO, mas achei melhor poupar
- Cartões diversos, vouchers e coisas
- Um caderno de exercícios do Harry Potter
- Um bloco de notas com o Cthulhu de guarda chuva. Este artista era simplesmente fantástico!
- Um livro de partituras para o piano com música de anime
- A goodie bag (esta foi oferta) do Eurocosplay, que é uma mala excelente para levar livros grandes, uma t-shirt, o programa do evento, dois pins (um dei ao Qui, eram iguais) um bloco de notas e um porta-chaves
De resto, estou ansiosa por um dia voltar a este evento. Se não como participante, o que é bastante improvável (porque tenciono dar uma pausa nas preliminares de Eurocosplay, apesar de me manter activa para o ECG e tudo o resto), como visitante normal. Espero mesmo algum dia ter oportunidade de voltar e, sobretudo, de voltar a falar com todas as pessoas maravilhosas que conhecemos! E recomendo a todos que, um dia, pensem em visitar este evento, pois é de uma magnitude completamente diferente e é muito, muito inspirador. Porque se via pessoal de todos os tipos, visitantes de todas as variedades, cosplays de todos os tamanhos e feitios, desde o Capitão América no carrinho de bebé até ao Professor X na cadeira de rodas. :)
Agora sinto-me muito motivada para fazer outros fatos e voltar ao circuito nacional! Aguardem pelos novos episódios!

2 comentários:

  1. Que massa, pelo visto aproveitou bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, adoro essa expressão: "que massa"! É tão fofinha! ^_________^

      Eliminar