Star Wars - Episode V: The Empire Strikes Back
Irvin Kreshner
Filme
1980
6 em 10
Para o segundo filme da Guerra das Estrelas, usámos um regador com uma bebida transparente.
Este filme apresenta-nos muito mais negro e pessimista que o primeiro. A aventura continua, mas desta feita todas as coisas correm da pior forma possível. Nesta perspectiva negativista, aprendemos mais sobre o nosso antagonista principal, Darth Vader, e o facto de podermos acreditar que há uma solução para ele. Será que conseguiremos resistir ao lado negro da força? Também passamos a conhecer essa figura horrenda e misteriosa que é o Imperador, apresentado numa perspectiva bastante assustadora.
É também neste filme que se desenvolve a história de amor entre a Princesa Leia e Han Solo, o que vem mais uma vez deminstrar a força das personagens da qual tinha falado no comentário ao primeiro filme.
Fica a nota também para a excelente banda sonora, composta e dirigida por John Williams. Pela primeira vez conhecemos o tema da Marcha Imperial, que todos sabemos da cultura popular mas que dentro do contexto tem um efeito emocional completamente diferente. No geral, toda a banda sonora é excelente, passando rapidamente de temas extremamente pesados para música ligeira (alienígena)
Em termos de efeitos especiais, repara-se numa certa evolução das técnicas, que continuam bem integradas e com sequências de acção muito capazes para a época.
É um filme que pede desesperadamente uma continuação e é, por muitos, considerado o melhor da saga. Apesar de tudo, gostei mais do terceiro, de que falarei de seguida.
Sem comentários:
Enviar um comentário