Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

4.11.13

Enemigo

Enemigo
Taniguchi Jiro
Manga - 10 Capítulos/1 Volume
1984
6 em 10

Encontrei este manga na Fnac. Após alguma investigação no local sobre se era tomo único ou não, acabei por o trazer. E acabou por ser ofertado pelo meu querido pai!

Este é um manga do antigamente, lá dos anos 80, coisa que não li muito. E é de acção, para senhores. Trata de um detective privado que vai salvar o seu irmão, CEO de uma empresa, que foi raptado por guerrilheiros na selva de um país da América Latina inventado. É acompanhado por um jornalista com piada, uma gaja sexy e um cão (um dogue alemão) A história é muito, muito, muito, muito, muito simples. O que é interessante neste manga é o ambiente quasi-ocidental criado em torno do personagem principal. 

Como num filme, ele é o anti-herói perfeito. Aliás, todos os personagens são praticamente estereótipos dos filmes Americanos desta época. Se formos ler as notas finais, que incluem comentários de autores Europeus e Japoneses e do próprio autor (e uma entrevista), vemos que isto é propositado. A influência europeia - no estilo de banda desenhada - e americana  - no estilo dos personagens - é patente e admitida. Isto não é nada mau, porque é uma variação interessante à norma Japonesa (comparando ao anime, já que de manga conheço pouco).

Outro aspecto valoroso é a arte. É muito detalhada, com um uso de pretos e brancos que torna todo o ambiente da selva muito mais negro e excitante. As paisagens são muito realistas e também o são os designs dos personagens.

Um manga curto, jeitoso, interessante e com um certo valor histórico. O autor refere muitas vezes que nesta época, com este manga, estava no topo da sua energia criativa no que respeita aos desenhos. Teria de ler outros mangas do autor para comparar, o que me parece bem porque me foi recomendado e tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário