26.3.13

Shinsekai Yori

Shinsekai Yori
Ishihama Masashi - Aniplex
Anime - 25 Episódios
2012
6 em 10

Da season de Outono, que se continuou pelo novo ano. Era a série que eu achava que tinha mais potencial, mas desapontou-me grandemente, devido a inconsistências em todos os aspectos.

Este anime segue a vida de um grupo de miúdos, que vão crescendo à medida que a série vai decorrendo. Eles vivem num universo distópico em que a humanidade está reduzida a aldeias de paz e de amor devido ao seu poder de telepatias e outras coisas telepáticas, o "cantus". O código genético da humanidade foi alterado para que vivam todos em amor e não sejam capazes de se matar uns aos outros. Em compensação, existem umas criaturas não-humanas mas lá quase, que estabelecem uma guerra contra os homens em guisa de revolução. Infelizmente, uma história com tanto potencial acabou confusa e sem destino devido a uma má direcção. Aparentava que a equipa de produção não fazia ideia do que estava a fazer nem para onde se dirigia, o que por vezes terminava em voltas sobre si mesma e confusão. Houve alturas em que eu pensava que isto nunca mais ia acabar e só se tornou interessante já na recta final, já na parte em que eu não estava mais para aturar isto.

O mesmo aconteceu com a arte. Ao que parece, foram várias as equipas que trabalharam nisto, mas não se esforçaram por dar consistência ao aspecto geral da série, o que resulta numa amálgama desconexa. Por vezes temos fundos muito bonitos, que logo se perdem para animações em CG pavorosas.

Acho que a única coisa aproveitável foi a música. Repetitiva, é certo, mas as peças continham um certo poder emocional que não pode ser ignorado.

A moral é positiva, mas a execução ficou aquém das expectativas. Não recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário