Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

23.2.13

Queen of Fashion

Queen of Fashion: What Marie Antoinette wore to the Revolution
Caroline Weber
2007
Tese/Ensaio

Comprei este livro em Versalhes, a propósito de um cosplay que quero fazer. Achei que para fazer o fato como deve ser haveria de estudar um pouco sobre a personagem em causa e, tema deste livro, sobre o que a personagem em causa vestia. 

Fascinante.

Aprendi com este livro muitas coisas que me vão ser úteis e muitas coisas inúteis. Como o facto de ter sido moda usar legumes na cabeça. Mas valeu a pena, o livro é muito bom. Está muito bem escrito e extremamente (extremamente) bem documentado. Tem muitas imagens e até tem figuras a cores. No entanto as imagens muitas vezes não vêm referenciadas no texto, apesar de se perceber bem qual a relação delas com o que está escrito. Não corresponde às normas de tese que tenho seguido e nas quais estou imersa.

Pessoalmente, a história da Maria Antonieta é capaz de ser o meu momento histórico preferido. Talvez por influência da Rosa de Versailles. Aliás, ler este livro foi como rever a história da Rosa, o que trás mais pontos positivos (e também alguns negativos, no que respeita à caracterização da rainha) ao anime e manga que eu tanto gosto. Antonieta é capaz de ser a maior coitadinha da história. Nós sabemos todos que ela vai morrer guilhotinada, mas até ao último momento mantive a esperança secreta de que ela se safasse. Não.

Enfim, um livro muito interessante e muito útil para o meu projecto. A quem tiver interesse neste detalhe da história da Europa, recomendo bastante.

4 comentários:

  1. Lady Oscar ou Marie Antoinette? O cosplay quero eu dizer xD
    Eu ainda quero fazer de Marie mas cada vez mais ando no postponing desse projecto em especial xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As duas, mais o André e o Fersen (se bem que ainda não se sabe quem vai ser o Fersen). É um projecto /muito/ complicado se se quiser ter em conta a exactidão histórica (que é o meu objectivo), mas este livro ajudou a perceber uma série de coisas, incluindo detalhes que não se vêm à primeira vista, como os "undergarments". Ainda temos de decidir é que vestido é que vamos fazer, porque são muitos. :p Se bem que RoV não é exactamente a coisa mais precisa em termos históricos da moda, teremos de nos adaptar. xD

      Eliminar
    2. Eu os undergarments tinha uma boa noção porque os estudei no 9º ano e fiz uma reinterpretação deles. O que me lixa é que o fato que quero fazer da Marie Antoinette é muito errado do ponto de vista histórico. Será um projecto a levar tempo xD

      Eliminar
    3. Se não é indiscrição, que estudaste tu para ter trabalhos de moda no 9ºano? *__* Também queria, o máximo de moda que fiz foi comparar a Mary Quant à Maria Madalena num trabalho de Religião e Moral -__-

      Eliminar