The Shining
Stephen King
1977
Terror
Disclaimer: eu não vi o filme do Kubrick, fiquei sempre na parte da morta na banheira, porque tenho MUITO medo. Portanto este comentário refere-se apenas ao livro.
Jack Torrance tem um problema de alcoolismo e não sabe controlar bem os seus sentimentos. Tem acessos de violência e, por isso, foi despedido do seu trabalho como professor. Para tentar recuperar desse choque, e também terminar de escrever a sua peça de teatro, aceita um novo trabalho como cuidador de um hotel durante a época baixa. Mal sabe ele que o hotel em causa, o Overlook, está assombrado.
Este livro toca temas contemporâneos, com um misto de horror causado pela presença do hotel. A fantasia, as visões, tudo se torna cada vez mais horrendo à medida que as personagens vão perdendo o controlo. No fundo, é como se o hotel quisesse "comer" as pessoas que lá estão, para as acrescentar a uma colecção de horrores da qual a sua presença misteriosa se alimenta.
As descrições são muito vivas, mas apenas as essenciais para que tenhamos medo - muito medo - de ficar num hotel.
Stephen King mais uma vez exibe na nossa cara que é um mestre da escrita, e que pensa em todos os detalhes sem deixar nada para trás.
Sem comentários:
Enviar um comentário