Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

25.8.18

Pachinko

Pachinko
Min Jin Lee
2017
Romance

Livro que recebi através do BookCrossing e que, como símbolo, termina essa minha lista de leitura, que há tanto se prolongava. Escolhi recebê-lo na altura porque me parecia interessante a perspectiva proposta: a vida dos emigrantes coreanos em solo japonês.

A autora propõe-se a escrever uma saga de família, em imitação a grandes épicos norte e latino americanos, mas tem a capacidade de falhar se forma muito redonda àquilo que se propõe. Para começar, os acontecimentos iniciais, que irão estar presentes ao longo de quase quinhentas páginas são pouco verosímeis e, por coincidência, muito convenientes. Que agradável para uma família de pobres coreanos ser protegida pelo mais poderoso coreano do Japão.

Entretanto, a autora foca-se no desenvolvimento dos seus personagens partindo de  ideias pré-concebidas daquilo que deveria ser o "sofrimento coreano" mas, sobretudo, do "sofrimento da mulher (coreana)". Sofre também de um problema que tenho reparado em livros de autoras americanas asiáticas: a insistência num cristianismo forçado, pouco realista e extremamente moralizador. Isso é coisa que, como sabem, me causa um certa aversão física.

É uma saga familiar sobre uma família sem importância no seu contexto social e no quadro geral imagético da(s) sociedade(s) vigentes nesse Japão inventado. Não me impressionou e não recomendaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário