Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro
José Padilha
2010
Filme
7 em 10
Antes de irmos de férias, apanhámos este filme na televisão. Já agora, informo que nunca vi o primeiro Tropa de Elite e sei apenas muito vagamente sobre o que é. Mas esta aventura policial estava a ser tão divertida que me deixei ficar a ver.
De uma forma irónica, violenta e tragicamente actual, o filme conta-nos as novas aventuras do chefe da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que agora comanda as operações a partir dos bastidores. Enquanto tenta endireitar a sua relação com o filho e a ex-mulher, acaba por descobrir muito mais do que deveria. E agora, o que fazer com isso? Afinal de contas, este personagem está numa posição de poder privilegiada.
Talvez seja este factor que torna a aventura policial realmente cativante e original. Desta vez, quem sabe os segredos é aquele que está no topo da cadeia alimentar. A forma como o personagem junta os vários pontos através das inofensivas informações que vão chegando e nos vai explicando, a nós espectadores, a consequência e o encadeamento das acções, tudo isso está muito bem construído e acabamos por ter uma forma narrativa exemplar.
O filme é muito violento, mostrando apenas o suficiente e deixando as nossas cabeças com a função de imaginar o resto. Isto é exacerbado pelo realismo cru dos actores, que trazem uma textura emocional para o seu acto.
De certa forma, quase nem tenho vontade de ver o filme original, considerando a aventura que este foi. Mas não posso deixar de sentir curiosidade!
Sem comentários:
Enviar um comentário