Hygiène de L'Assassin
Amélie Nothomb
1992
Romance
Este genial livrinho foi-me emprestado pela minha querida vizinha de cima, que mo deixou na caixa do correio. <3 Apesar desta edição se no francês original, é um livro com vocabulário bastante simples e apenas precisei de consultar o dicionário por três vezes (para as palavras "bolas", "pila" e "arrastar-se")
Um grande autor, em todos os aspectos, tem dois meses de vida após ter-lhe sido diagnosticada uma doença rara. Pela primeira vez, irá permitir-se ser entrevistado, sendo então visitado por diversos jornalistas. Mas este homem, além de enorme fisicamente, é uma grande besta: expulsa todos os jornalistas com manifestos de desprezo. Resta apenas uma mulher, que irá descobrir um grande segredo sobre o passado deste famoso homem.
Digamos que este livro, quase exclusivamente composto por diálogos, é divertidíssimo. As opiniões do personagem são irreais, contundentes e, por isso, absolutamente hilariantes. O discurso é tanto violento como ilógico e começamos a perceber que, apesar de famoso, este homem é muito bizarro. No entanto, à medida que ele vai revelando o seu segredo, acabamos por descobrir uma faceta muito mais negra e aterrorizante, uma demonstração do quão perversa uma pessoa pode ser.
Uma escrita leve e muito refrescante, com um sentido irónico para observar a vida, tornaram este livro uma leitura realmente prazerosa. Recomendo vivamente!
Sem comentários:
Enviar um comentário