Planetarian: Hoshi no Hito
Key - David Production
Anime - Filme
2016
6 em 10
Já tínhamos visto este filme há que tempos (o Qui tinha-o encontrado numa lista dos melhores filmes de 2017, lol) mas esqueci-me de escrever sobre ele. Até me esqueci de o adicionar à minha lista de vistos! Adiante!
Num mundo desolado, com chuva constante, gases nocivos, uma cidade destruída pelas armas químicas e nucleares pode ser o sítio ideal para encontrar algumas coisas que fazem falta. Um homem que procura essas coisas encontra um robot programado por um planetário como guia, desaejoso de cumprir a sua função. A partir daí, as suas vidas irão mudar.
Este filme é narrado a partir de flashbacks, em que o personagem principal, já idoso, tenta converter uma comunidade isolada de mulheres e crianças a tomar nas mãos a sua profissão de "homem das estrelas", isto é, a pessoa que tem o planetário portátil e ainda pode mostrar as estrelas às novas gerações que nunca as viram. Estas partes são muito pouco activas em comparação com os flashbacks que, sendo muito pacíficos a maior parte do tempo, ao menos revelam uma certa química entre as personagens.
Existem muitos elementos em que o argumento faz coisas absurdas (como um robot pensaria sobre deus? Porque é que têm de ir, em específico, por aquele lado onde está o monstro?) e os personagens perdem muito realismo por causa disto.
De resto, temos uma animação suave, com poucas cenas de grande mobilidade (que, aliás, estão feitas num CG bastante desactualizado) e algumas cenas de céu nocturno espectaculares. Infelizmente, estas são por vezes interrompidas com sequências muito más e pouco trabalhadas.
A música puxa para a comoção, mas sem efeito.
Um filme aceitável.
Sem comentários:
Enviar um comentário