Os Dragões do Éden
Carl Sagan
1977
Ensaio
Este é um livro de divulgação científica pelo famoso Carl Sagan que tanto nos ensinou sobre o corpo humano e os aliens.
Infelizmente, considerando que eu até tenho umas bases sobre o assunto tratado, este livro peca por ter sido escrito em 1977. É que em quarenta anos muitas coisas aconteceram e mudaram e, por isso, é um livro de divulgação científica que está absolutamente desactualizado!
Carl Sagan fala-nos sobre a magia e os meandros do cérebro, esse órgão misterioso. No fundo, ele tenta estabelecer um paralelismo com o tamanho do cérebro e as suas funcionalidades, explorando temas como a memória, o sonho e estado de vigília, e terminando num debate bastante válido que é a definição de qual o momento em que se inicia a consciência humana.
No entanto, o autor esforça-se por fazer uma série de comparações entre os animais que nos estão mais próximos (e ainda assim sem considerar a proximidade filogenética), coisa que não pode ser feita sem se utilizar um conceito, não assim tão recente, que se chama "inteligência funcional". Isto, para mim, torna o livro especista e muito injusto para com as outras formas de vida que vivem à nossa volta. O autor também faz algumas comparações desnecessárias, como o tamanho do cérebro entre géneros e argumentos nessa onda.
De todos os modos, é um livro bem escrito e ainda me ensinou algumas coisas sobre austrolopitecos. Mas não posso dizer que o recomendaria.
Sem comentários:
Enviar um comentário