Maravilhoso Boccaccio
Paolo & Vittorio Taviani
Filme
2015
6 em 10
Seguindo lentamente o guia cultural de Almada, fomos ver este filme ao cinema, muito baratinho. :) Trata-se de um filme italiano que pretende retratar cinco histórias escolhidas do "Decameron" de Boccaccio, colectânea de histórias do século XIV.
Um grupo de jovens hipsters da época reúne-se numa enorme casa de campo para fugirem à peste negra que assola Florença. Lá, fazem um voto de castidade e procedem a passar o tempo contando histórias (as tais do Decameron) sobre o amor e a vida. Algumas são mais engraçadas que outras, todas elas terão um efeito moralizante. No entanto, estes dez personagens não sofrem qualquer evolução, sendo a sua caracterização extremamente ligeira. Já os personagens das histórias têm um desenvolvimento limitado pelo limite imposto pelo tempo, mas não me parece que seja este o aspecto mais relevante. Diria que o objectivo é o de caracterizar uma época e seus habitantes.
Mas isso é muito mal conseguido, pois pouco vemos dos hábitos e acontecimentos, sendo que cada história se foca num romance cujo erotismo fremente é obstruído pela visão dos realizadores. No entanto, pode dizer-se que há um excelente trabalho de guarda-roupa, que está muito completo e feito com exactidão histórica. Já a maquilhagem deixa muito a desejar.
Também se deve deixar uma nota para a fotografia de todo o filme, que tem cores muito vibrantes, oferecendo-nos um efeito pastoral muito brilhante.
No entanto, fiquei um pouco desapontada.
Sem comentários:
Enviar um comentário