Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

11.10.16

Orange

Orange
Hamasaki Hiroshi - Telecom Animation Film
Anime - 13 Episódios
2016
6 em 10

Este anime tem uma premissa curiosa. Um grupo de pessoas escreve para o passado para que, enquanto são adolescentes, possam salvar a vida a um dos seus amigos.

Temos, assim, uma história interessante, mas que acaba por se tornar um pouco repetitiva. Isto é, a obsessão dos personagens em salvar o seu amigo é tanta que começam a fazer tudo por ele de forma a que tudo se assemelha a um mimo injustificado. Viver assim deve ser bom, é verdade, mas são estes personagens tão encantadores que isto seja realista?

É o grande problema do anime. Todos os personagens são demasiado bons. São todos excelentes pessoas e ninguém parece ter defeitos que afectem realmente as suas relações, excepto talvez a personagem principal que está sempre fragilizada. Isto acontece de forma algo exagerada, pelo que todas as acções perdem realismo perante as atitudes dos personagens. Todos boas pessoas, mas sem qualquer tipo de atitude voluntária.

Isto acaba por fazer com que, confrontados com o facto de que existe um futuro onde eles têm as suas vidas, ignorem completamente esta perspectiva e admitam: "existem mundos paralelos". Ora, nem sequer se coloca a questão que as suas vidas futuras sejam totalmente alteradas, sendo que salvar o amigo (altamente traumatizado pelo passado e tal) se torna uma prioridade tal que todas as perspectivas do que virá a acontecer caem por terra. Assim, destrói-se um potencial futuro para dar lugar a outro. Porque é que um é mais importante que outro?

Porque é que o amigo é mais importante que *nós*?

De resto, a arte é bastante interessante, com um bom uso de uma paleta de cores dentro dos dourados que nos remete às estações do ano. A animação propriamente dita não é muito clara, já que não existem grandes cenas de acção. Já o design dos personagens é frágil, já que é usado simplesmente para que os personagens possam chorar de forma bonita a toda a hora.

Musicalmente temos temas que nos indicam desde logo que este é um anime melodramático e trágico.

No geral, uma boa experiência e um bom shoujo, mas que na sua concepção narrativa tem falhas amadoras imperdoáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário